O Acesso ou Registo são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista.
  • O ficheiro para submissão encontra-se em formato Microsoft Word e usa o MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 1 ou o MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 2 conforme se trate de investigação ou práticas educativas, respetivamente.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Instruções para Autores, na Estrutura da Revista e na Política Editorial.
  • Os autores removeram toda a informação relativa a citações que permitam a sua identificação.
  • Os autores asseguraram a qualidade do texto apresentado no manuscrito, assim como a correção ortográfica, semântica e gramatical do mesmo.
  • Os autores leram e declaram que o manuscrito está conforme os termos do código de ética adotado pela APEduC Revista para autores.

Instruções para Autores

Download das Instruções para Autores aqui.

SUMÁRIO:

1. IDIOMA DE SUBMISSÃO

2. CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS SECÇÕES E ESCOLHA DA SECÇÃO APROPRIADA PARA A SUA SUBMISSÃO

3. ESTRUTURA DAS PROPOSTAS DE MANUSCRITO DE ACORDO COM SECÇÕES

4. PROCESSO DE SUBMISSÃO

5. PROCESSO DE REVISÃO

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE UM MANUSCRITO DE ACORDO COM A SECÇÃO

7. CÓDIGO DE ÉTICA ADOTADO PELA APEDUC REVISTA PARA AUTORES

8. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

9. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

 

 1. IDIOMA DE SUBMISSÃO

A APEduC Revista aceita submissões em Português, Inglês e Espanhol.

 

2. CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS SECÇÕES E ESCOLHA DA SECÇÃO APROPRIADA PARA A SUA SUBMISSÃO

Antes da escolha da secção apropriada para a sua submissão veja com atenção ESTRUTURA DA REVISTA e POLÍTICA EDITORIAL. Sumariamente apresentam-se as caraterísticas de cada secção.

 

Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Os manuscritos a incluir nesta secção devem reportar-se a estudos empíricos ou teóricos em/sobre contextos formais ou informais de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

Estes manuscritos, para esta secção, têm uma estrutura própria que está disponível no “MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 1”.

Os autores devem cumprir a formatação do modelo de artigo referido e para isso devem usar a sequência de procedimentos: (a) usar copiar para copiar o texto de cada secção do ficheiro do autor, (b) usar colar sem formatação no ficheiro “MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 1” para colar com a formatação deste.

 

Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Os manuscritos a incluir nesta secção são o relato e caracterização das práticas educativas ou apresentação de inovações ou projetos educativos em curso ou terminados em/sobre contextos formais ou informais de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

Estes manuscritos, para esta secção, têm uma estrutura própria que está disponível no “MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 2".

Os autores devem cumprir a formatação do modelo de artigo referido e para isso devem usar a sequência de procedimentos: (a) usar copiar para copiar o texto de cada secção do ficheiro do autor, (b) usar colar sem formatação no ficheiro “MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 2” para colar com a formatação deste.

 

Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia

Os artigos a incluir nesta secção serão manuscritos elaborados por convite dos editores, sujeitos revisão pelo Conselho Editorial. É uma Secção de ensaios por convidados (um professor e/ou educador e um investigador) para articular inovações com investigação.

 

Livros e companhia: recensões críticas e sugestões de integração de recursos didáticos

Esta secção destina-se a acolher:

A. Recensões críticas de obras científicas /literárias /artísticas /educativas, publicadas nos últimos 5 anos com ISBN, com potencial relação com Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (máximo de 2 páginas A4). 

B. Sugestões de recursos (blogs, simulações, animações, vídeos, jogos, aplicativos online, etc) já publicados on-line, acessíveis de forma gratuita (em sites, revistas ou repositórios de recursos) com a respetiva descrição da experiência educativa de integração. Os recursos descritos não devem ser da autoria do autor do texto. Os testemunhos devem ser breves (máximo de 3 páginas A4).

Tem a palavra…

Espaço de opinião ou curta entrevista a profissionais e não profissionais (políticos, pais, estudantes) envolvidos na Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. Por iniciativa dos leitores ou por convite dos editores.

 

3. ESTRUTURA DAS PROPOSTAS DE MANUSCRITOS DE ACORDO COM SECÇÕES

Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Os manuscritos a submeter a esta secção devem reportar estudos empíricos ou teóricos em/sobre contextos formais ou não formais de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. Estes deverão respeitar a estrutura seguinte:

Título (em três línguas: Inglês, Português e Espanhol)

Autores, Afiliação, Contactos

Resumo  (em três línguas: Inglês, Português e Espanhol)  

Palavras-chave  (em três línguas: Inglês, Português e Espanhol)

Introdução

Revisão da Literatura

Metodologia

Resultados

Discussão

Conclusões

Implicações

Referências bibliográficas  (normas APA 7ª Edição).

As propostas de artigo deverão ter entre 15000 e 40000 caracteres com espaços e limite de 16 páginas, incluindo as referências bibliográficas. Ver mais em MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 1.

Os autores poderão apresentar material de suporte em multimédia. Possibilidade de resumo apresentado em suporte multimédia (e.g., Graphic Abstract).

Todas as imagens a incluir no manuscrito devem ser submetidas, em separado, em formato JPEG ou TIF com resolução de 300 dpi. No entanto, imagens a incluir no manuscrito devem estar incorporadas no documento Word para indicar o layout desejado.

 

Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Os manuscritos a incluir nesta secção dizem respeito ao relato e caracterização de práticas educativas ou apresentação de inovações ou projetos educativos em curso ou terminados em/sobre contextos formais ou não formais de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. Estes deverão respeitar a estrutura seguinte indicada abaixo. Para complementar as indicações aqui referidas, para cada secção do manuscrito, por favor veja no MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 2 informações mais detalhadas sobre as características que cada secção deve ter.

Título (em três línguas: Inglês, Português e Espanhol)

Autores, Afiliação, Contactos

Resumo  (em três línguas: Inglês, Português e Espanhol) 

Palavras-chave  (em três línguas: Inglês, Português e Espanhol)

Introdução (Fazer uma descrição sucinta do contexto em que foi desenvolvida a prática educativa e/ou do problema prático que a originou).

Fundamentação e contexto (Fazer uma contextualização da prática educativa e fundamentar, com base na literatura, as propostas e tarefas educativas).

Descrição da Prática educativa e sua implementação (Relatar de forma detalhada a prática educativa implementada, de uma forma clara, sucinta e concreta).

Avaliação da implementação da prática e principais resultados (Avaliar a forma como decorreu a implementação da prática educativa e os principais resultados obtidos).

Conclusão e implicações (Apresentar conclusões da implementação da prática educativa, e referir com clareza quais são os principais contributos desta para a comunidade dos educadores em Ciências, Matemática ou Tecnologia. Deve ainda referir as implicações para futuros trabalhos ou outras práticas educativas).

Referências bibliográficas  (normas APA 7ª Edição).

 

As propostas de artigo deverão ter entre 15000 e 40000 caracteres com espaços e limite de 16 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Ver mais em “MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 2".

Os autores poderão apresentar material de suporte em multimédia. Possibilidade de resumo apresentado em suporte multimédia (e.g., Graphic Abstract).

Todas as imagens a incluir no manuscrito devem ser submetidas em formato JPEG ou TIF com resolução igual ou superior a 300 dpi. No entanto, devem enviar as imagens a incluir no manuscrito incorporadas no documento Word para indicar o layout desejado.

A prática educativa relatada no manuscrito poderá ser:

  • o relato de uma aula (ou conjunto de aulas) que seja relevante para o ensino de certo tópico, ou que seja revelador de como podem ser desenvolvidas certas competências ou usados certos materiais, recursos ou equipamentos;
  • a descrição do uso ou adaptação de recursos educativos em contextos educativos formais ou não formais;
  • o relato de uma experiência educativa mobilizadora, envolvente e/ou desafiadora em contextos educativos formais ou não formais;
  • a descrição de um projeto de curta ou longa duração em contextos educativos formais ou não formais;
  • uma prática de divulgação de Ciências / Matemática / Tecnologia ou de envolvimento público nestas ciências;
  • outros tipos de prática desde que a ênfase seja a implementação de uma prática educativa intencional, fundamentada e com resultados na aprendizagem de Ciências / Matemática / Tecnologia em contextos educativos formais ou não formais.

 

Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia

Os artigos a incluir nesta secção serão manuscritos elaborados por convite dos editores, revisão do Conselho Editorial - Secção de ensaios por convidados (um professor e/ou educador e um investigador) para articular inovações com investigação. Serão um ensaio de um investigador e um ensaio de um professor e/ou educador e comentários cruzados de cada um.

Esta secção não tem um modelo específico (ainda que mantenha o mesmo formato gráfico do restante material), todavia a sua extensão será limitada: entre 6000 e 15000 caracteres com espaços e limite de seis páginas.

Referenciação e lista de referências: normas APA 7ª Edição.

 

Livros e companhia: recensões críticas e sugestões de integração de recursos didáticos

Esta secção destina-se a acolher:

A. Recensões críticas de obras científicas /literárias /artísticas /educativas, publicadas nos últimos 5 anos com ISBN, com potencial relação com Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (máximo de 2 páginas A4). Deverá apresentar-se uma súmula da obra e os seus potenciais contributos para a educação científica em contextos formais e não formais.

B. Sugestões de recursos (blogs, simulações, animações, vídeos, jogos, aplicativos online, etc) já publicados on-line, acessíveis de forma gratuita (em sites, revistas ou repositórios de recursos) com a respetiva descrição da experiência educativa de integração. Os recursos descritos não devem ser da autoria do autor do texto. Os testemunhos devem ser breves e desenvolvidos de acordo com os seguintes pontos orientadores (máximo de 3 páginas A4):

1. Enquadramento do Recurso Didático

Identificação do recurso utilizado (indicando link (caso se aplique), figura alusiva e colocando uma brevíssima descrição do mesmo).

Identificação do conteúdo curricular abordado (ano, domínio, subdomínio, estado de desenvolvimento do conteúdo: introdução, aprofundamento, revisão).

2. Descrição da Experiência Educativa de Integração do Recurso

Breve descrição da experiência educativa de integração do recurso (como foi implementada? duração? como se estabeleceu a interação com os alunos? Produto entregue pelos alunos? Realização individual ou em grupo?)

Adesão dos alunos (recetividade dos alunos, dificuldades sentidas)

3. Balanço e Sugestões

Balanço da atividade (sugestões para outros colegas que queiram implementar, vantagens/desvantagens desta atividade, balanço pessoal final)

 

Referenciação e lista de referências: normas APA 7ª Edição.

 

Tem a palavra…

Requisitos dos manuscritos para esta secção:

Espaço de opinião ou curta entrevista a profissionais envolvidos na Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

Dar voz à participação de alunos de Ciências, Matemática e Tecnologias que falam de projetos nacionais e internacionais em que participam e/ou outras atividades diretamente relacionadas com STEM.

Dar voz a dirigentes envolvidos nas políticas da Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

Dar voz a pais e encarregados de educação com interesse na Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

Sem modelo específico (mesmo formato gráfico do restante material), todavia com extensão limitada: entre 1000 e 2000 caracteres com espaços e limite de uma página.

Referenciação e lista de referências: normas APA 7ª Edição.

Eventualmente considerar a possibilidade de a apresentação ser em multimédia.

 

 4. PROCESSO DE SUBMISSÃO

Antes de submeter um manuscrito certifique-se que que cumpriu todos os requisitos constantes deste documento.

Qualquer manuscrito é submetido online em https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/about/submissions, utilizando o modelo adequado para cada secção MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 1 ou o MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 2 conforme se trate de investigação ou praticas educativas, respetivamente.

Uma vez submetido o manuscrito todo o processo é gerido, e pode ser acompanhado, no site da revista.

 

Checklist antes da submissão

Antes de submeter verifique que a proposta está em conformidade com as condições seguintes, marcando as caixas de seleção.

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista.
  • O ficheiro para submissão encontra-se em formato Microsoft Word e usa o MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 1 ou o MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 2 conforme se trate de investigação ou práticas educativas, respetivamente.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Instruções para Autores, na Estrutura da Revista e na Política Editorial.
  • Os autores removeram toda a informação relativa a citações que permitam a sua identificação.
  • Os autores asseguraram a qualidade do texto apresentado no manuscrito, assim como a correção ortográfica, semântica e gramatical do mesmo.
  • Os autores leram e declaram que o manuscrito está conforme os termos do código de ética adotado pela APEduC Revista para autores.

 

 5. PROCESSO DE REVISÃO

Todos os manuscritos recebidos pela APEduC Revista para as secções 1 e 2 serão avaliados por pares, em processo duplamente-cego, de acordo com critérios de rigorosa qualidade científico-didática.

Numa primeira fase, a Equipa Editorial fará uma revisão geral do trabalho, podendo rejeitá-lo diretamente, sem passar pela avaliação externa, se: a) a sua qualidade for manifestamente baixa, b) não encontrar enquadramento nas áreas temáticas da revista, c) conflituar com a política editorial da revista e/ou com o código de ética por esta adotado. Para esta primeira revisão, a Equipa Editorial poderá solicitar assistência, caso julgue necessário, aos membros do Conselho Editorial.

Os manuscritos que passaram por este primeiro filtro serão enviados para dois avaliadores externos especialistas na matéria ou na linha de investigação em que se insere o trabalho. Caso as avaliações sejam discrepantes, ou por qualquer outra razão se julgar necessário, a Equipa Editorial pode enviar o texto para um terceiro avaliador.

Tendo em conta os relatórios de revisão e recomendação dos avaliadores, a Equipa Editorial pode tomar uma das seguintes decisões, que será comunicada aos autores:

  • Aceite [como está ou com pequenas modificações];
  • Requeridas revisões [O manuscrito requer a realização de correções obrigatórias e será reenviado para os autores. O manuscrito depois de revisto pelos autores será sujeito a uma nova ronda de revisões];
  • Requeridas revisões significativas [O manuscrito requer a realização de alterações obrigatórias e significativas e será reenviado para os autores. O manuscrito depois de revisto pelos autores será sujeito a uma nova ronda de revisões];
  • Rejeitado.

 

 6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE UM MANUSCRITO DE ACORDO COM A SECÇÃO

 

Critérios de avaliação sobre a qualidade e relevância do manuscrito - SECÇÃO 1: Investigação em Educação em Ciências Matemática e Tecnologia.

Os manuscritos da Secção 1 (Investigação em Educação em Ciências Matemática e Tecnologia) serão avaliados pelos revisores segundo os seguintes critérios:

 

  

Critérios de avaliação sobre a qualidade e relevância do manuscrito - SECÇÃO 2: Práticas em Educação em Ciências Matemática e Tecnologia.

Os manuscritos da Secção 2 (Práticas em Educação em Ciências Matemática e Tecnologia) serão avaliados pelos revisores segundo os seguintes critérios:

 

  

7. CÓDIGO DE ÉTICA ADOTADO PELA APEDUC REVISTA PARA AUTORES

Por forma a salvaguardar todas as pessoas envolvidas no processo de produção, avaliação, publicação e divulgação do conhecimento científico e contribuir para a valorização da ciência, a APEduC Revista adota os Códigos de conduta da COPE e da AERA, regendo-se pelos seguintes princípios éticos: i) Competência profissional; ii) Integridade; iii) Responsabilidade profissional, científica e académica; iv) Respeito pela diversidade, dignidade e direitos humanos; v) Responsabilidade social.

 

A APEduC Revista tem um conjunto de procedimentos internos para assegurar, por parte de todos os intervenientes, estes princípios éticos. Os autores deverão adotar boas práticas na preparação e apresentação do seu trabalho, que se encontrem de acordo com o código de ética da AERA.

 

Em particular, os autores da APEduC Revista comprometem-se a:

  • Submeter apenas trabalhos originais, não submetidos ou publicados total ou parcialmente noutras revistas, livros ou on-line.
  • Não fabricarem ou falsificarem dados, resultados, fontes, conclusões ou credenciais;
  • Identificar claramente qualquer conflito de interesse na secção apropriada, e identificar todas as fontes de financiamento do trabalho. A APEduC Revista adota a política de conflito de interesses da AERA considerando conflito de interesses todas as situações em que as decisões dos envolvidos poderão: i) beneficiar de forma injusta terceiros ou instituições; ii) beneficiar o próprio; iii) comprometer a qualidade do serviço prestado à APEduC Revista.
  • Não cometer qualquer tipo de plágio (ou auto-plágio) e identificar, referenciar e citar de acordo com as normas da APEduC Revista, todos os autores e documentos (publicados, não publicados ou disponíveis em formato eletrónico) de onde foram retirados dados, ideias ou conclusões usados ou mencionados no âmbito deste manuscrito;
  • Usar apenas imagens da autoria da equipa de autores ou, imagens cujas licenças de utilização permitam a sua publicação no âmbito da APEduC Revista, tendo neste caso reconhecido, citado e agradecido aos autores das mesmas;
  • Obter de todos os autores do manuscrito a aprovação para a submissão do manuscrito, no que toca ao seu conteúdo e ordem de autorias. Os autores deverão ter contribuído de forma substantiva para o trabalho e a ordem de autores deverá refletir a importância da contribuição individual;
  • Obter permissões para a realização da investigação reportada por parte de todas as instituições legalmente necessárias no país onde esta decorreu;
  • Obter o consentimento informado para a participação no estudo e publicação dos resultados e imagens, por parte de todos as pessoas envolvidas na investigação (e seus encarregados de educação ou representantes legais quando apropriado);
  • Não identificar as pessoas e instituições envolvidas no estudo no manuscrito ou documentos anexos (nome, turma, escola ou através de imagens);
  • Não fornecer quaisquer dados confidenciais sobre os participantes, ou sendo necessário, fazê-lo de forma a garantir o anonimato dos mesmos;
  • Não causar danos aos participantes do estudo. No caso de terem existido consequências negativas não antecipadas assegurar que foram tomadas todas as medidas para as minimizar;
  • Reportar aos editores da APEduC Revista qualquer erro que detete no manuscrito e fornecer a informação necessária para o corrigir;
  • Quando solicitado, partilhar dados da investigação com o editor por forma a que possam ser confirmados resultados ou respondidas questões que surjam durante o processo de revisão.

 

 8. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à APEduC Revista.

 

Política de Privacidade

Apenas serão tornados públicos os nomes, endereços institucionais e e-mails apresentados pelos autores no cabeçalho do respetivo manuscrito. As demais informações e dados pessoais dos autores serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.